contador gratis
Image and video hosting by TinyPic

Segurança

Estamos seguros?

A fragilidade dos sistemas informatizados não é nenhuma novidade. A décadas, celebridades como Robert Morris Jr, Capitão Crunch, Kevin Poulsen e Kevin Mitnick, esses últimos dois mais recentes, fazem com que as pessoas se preocupem e tenham um medo maior do computador. Esse medo virou pânico em pleno século XXI. Piratas novamente existem, mas sua arma não é mais a espada, ou canhões, é o modem(Modulador e Demodulador),e seu oceano são os IP's(endereço dos pcs).

Graças à essa maravilha do mundo moderno, dados podem navegar por linhas telefônicas, via rádio, cabos e satélites, diminuindo as distâncias entre os povos e iniciando a nova era digital. Ladrões assaltam bancos confortavelmente no Havaí enquanto desviam o dinheiro para a Suíça. A espionagem industrial é um dos problemas agravados. Ela sempre existiu, mas com a facilidade de acesso à Internet, qualquer pessoa pode conseguir dados confidenciais e vendê-los para concorrentes.


Diariamente, páginas e páginas são tiradas do ar por piratas digitais. Grupos de hackers e crackers brasileiros, como Prime Suspectz e Inferno.br (esse último já extinto), junto a outros centenas pelo mundo realizam façanhas extraordinárias, como invadir vários sites da Microsoft, a Nasa, FBI, Interpol e muitos outros. Os grupos brasileiros atualmente são os que mais invadem homepages em todo o mundo, fazendo com que a própria Nasa restrinja acesso ao Brasil em algumas de suas páginas. Mas nem todos são ruins. Existem grupos que se especializam em criar ferramentas e ajudar usuários comuns, como o UHOL. Toda essa fama já criou até um novo termo no mundo da segurança: o Backer. Ou seja, Brazilian Hacker (Hacker Brasileiro). Isso demonstra a fragilidade da situação. Respondendo à pergunta do título do post: estamos seguros? Com certeza não.


0 Comments:

Postar um comentário

 
Creative Commons License
Template Cronos by Templates Novo Blogger is licensed under a Creative Commons